Matéria da edição Nº120 - Fevereiro/2001
Texto: Válter Ravagnani
Foto: Doutor i.e.
Dica i.e.
Sensor de Detonação - KS
Falaremos sobre o sensor de detonação ou sensor das batidas KS (knock sensor), suas características básicas e como testar esse importante sensor

Sensor de Detonação - KS

Dando continuidade às matérias sobre componentes dos sistemas de injeção eletrônica, nesta edição falaremos sobre o sensor de detonação ou sensor das batidas KS (knock sensor), suas características básicas e como testar esse importante sensor

SeDurante os diversos regimes de funcionamento dos motores, podem ocorrer combustões aleatórias popularmente denominadas “batidas de pinos” ou detonações.
Essas detonações, dão origem a vibrações mecânicas dentro da câmara de combustão as quais são prejudiciais ao rendimento e a vida útil do motor.
O sensor de detonação - KS está normalmente parafusado no bloco do motor e tem como elemento sensor um cristal piezo-elétrico. Esse material quando é submetido a deformações mecânicas, gera tensões elétricas (volts-VAC) em sua superfície.
Dessa forma, o sensor é capaz de captar ("ouvir") as vibrações provocadas pelo fenômeno da detonação, transformando-as em sinal elétrico o qual é enviado a unidade de comando eletrônico do sistema UCE .
Quando a UCE detecta sinal de detonação do sensor, atrasa o ponto de ignição (obedecendo uma estratégia específica que varia de sistema para sistema de injeção), objetivando solucionar o problema. Uma vez desaparecida a detonação, a UCE volta, em pequenos passos, ao ângulo de avanço inicial.

Testando um Sensor de Detonação - KS
Na realização do teste de um sensor de detonação observe os seguintes detalhes:
• Verificar maus contatos de fios interrompidos entre os conectores do sensore da UCE.
• Verificar a integridade do cabo do sensor bem como de sua malha de blindagem.A malha deve estar aterrada.
• Verificar oxidações entre a face do sensor e o bloco domotor.
• Não interpor arruelas ou calços entre às superfíciesde contato do sensor e o bloco do motor.
• Verificar o aperto do sensor no bloco. O mesmo deve estar entre 15N.ma 25N.m (aproximadamente1.5 Kgf.m a 2.5Kgf.m).
• Vibrações no motor provocadas por suportes, soltos (comodo ar-condicionado, alternador, etc) podem gerar sinal com a mesma freqüênciade detonação, confundindo a UCE.
• Para a avaliação do sinal do sensor, é requeridoo uso de um osciloscópio, embora se tenha bons resultados utilizando-seum multímetro automotivo na escala volts-VAC. O teste consiste em avaliara capacidade do KS de captar vibrações provocadas pela detonaçãono motor.
O osciloscópio deve ser ligado, em paralelo, ao fio de sinal do sensor de detonação.
Com um objeto metálico, bata moderadamente nas proximidades do ponto de fixação do sensor no bloco do motor. A cada batida deve ser observado um sinal similar ao indicado na figura onde os picos de tensão devem ultrapassar 0,6 volts.


Dica 1 - Você sabia que na grande maioria dos veículos das famílias Palio/Siena 8V MPI (sistema IAW 1G7) os fios ligados aos terminais 1 e 2 do sensor de detonação estão invertidos? A ligação correta é:
Fio branco* (terminal 1 do KS) ao 33 da UCE.
Fio vermelho* (terminal 2 do KS) ao 16 da UCE.
Fio preto* (terminal 3 do KS) terra da malha de blindagem.

Essa


Dica 2 - Além da referida inversão nos fios do sensor de detonação outros fatores podem provocar estouros no coletor de admissão da família Palio/Siena MPI (com sistema iAW 1G7), como:
• Carbonização excessiva na câmara de combustãoe mau assentamento nas válvulas de admissão do motor;
• Mistura ar/combustível excessivamente pobre (injetores obstruídos,pressão baixa na linha de combustível, entradas falsas de ar, etc);
• Correia dentada fora do ponto;
• Sensor de rotação fora de fase (sensor montado fora de posição);
• Velas de ignição com aplicação incorreta;
• Combustível de má qualidade;
• Falha na UCE.
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