Matéria da edição Nº202 - Dezembro de 2007
Texto: Fábio Ribeiro
Foto: Fábio Ribeiro
Esquema elétrico comentado: ar-condicionado Corsa (09/98 a 2001)

DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO

Ar-condicionado desligado

Em condições normais de funcionamento do motor, o sinal de temperatura sentido pelo sensor de temperatura do líquido arrefecimento é enviado à UCE pelo terminal B12 (se MPFI) ou B3 (se 16V) para o comando dos eletroventiladores de arrefecimento.

Ao chavear a massa (0V) para o pino A4 (se MPFI) ou A14 (se 16V), é acionado o relé do eletroventilador (1), ligando o eletroventilador (1) de arrefecimento em série com o eletroventilador (2) de arrefecimento por meio do endereço RE ou ambos na baixa velocidade. Se necessário, outro sinal de massa (0V) é chaveado ao pino A5 (se MPFI) ou B12 (se 16V) acionando os relés do eletroventilador (2) e reversível. Com isso, o eletroventilador (1) de arrefecimento é ligado em paralelo com o eletroventilador (2) de arrefecimento ou ambos na alta velocidade.

Ar- condicionado ligado

Para ligar o ar-condicionado, o usuário pressiona o interruptor de ar- condicionado (on/off). Com o evaporador descongelado, o rele é armado e são enviados (12V) para o pressostato duplo contato (verifica limites de pressão alta e baixa para a garantia de funcionamento do sistema). Se ambos os contatos estiverem fechados, são enviados (12V) para:

Relé de plena carga

Pinos D5 (se MPFI) ou A8 (se 16V) da UCE indicando solicitação de A/C por parte do usuário

Relé duplo dos eletroventiladores de ar-refecimento e da caixa de ar.

Ao energizar o relé duplo, são acionados:

eletroventilador da caixa de ar na baixa velocidade por meio do endereço CV

Os eletroventiladores de arrefecimento (1) e (2), em série ou baixa velocidade.

Ao receber o sinal de tensão (pinos D5 (se MPFI) ou A8 (se 16V), a UCE reconhece a solicitação de ar-condicionado, corrige a rotação do motor e faz massa (0V) para a bobina do relé de plena carga (pino A3 (se MPFI) ou A15 (se 16V), para, então, ligar a polia eletromagnética do compressor.

A UCE interrompe o compressor sempre que houver solicitação de potência ou por outra estratégia específica.

Em condições normais de funcionamento, sempre que a pressão passar de um determinado nível, o interruptor de ciclagem faz massa (0V) pino D1 (se MPFI) ou aterramento (se 16V) para os relés do eletroventilador (2) e reversível, e aciona o eletroventilador (1) de arrefecimento em paralelo com o eletroventilador (2) de arrefecimento ou ambos, na alta velocidade, conforme descrito anteriormente.

Veja aqui o esquema elétrico.

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