Matéria da edição Nº163 - Setembro/2004
Texto: Válter Ravagnani
Foto: Doutor-ie
Técnica
Sistemas de injeção eletrônica Magneti Marelli IAW 1G7 e Bosch Motronic MP 9.0
O sistema de injeção eletrônica IAW 1G7 está presente nos veículos das famílias Palio 1.0 e 1.5 MPI. O motronic MP 9.0 equipa os modelos Gol 1.0 MI 8V

Dica 1: Palio 1.0 e 1.5 MPI (sistema IAW 1G7)
Marcha-lenta oscilando

Causas mais prováveis
No dia-a-dia observa-se que as causas mais prováveis de oscilação da marcha-lenta dos veículos da família Palio 1.0 e 1.5 mpi são:
• Batente da borboleta de aceleração adulterado;
• Sujeira generalizada no corpo de borboleta (motor de passos, borboleta, etc);
• Entradas falsas de ar;
• Entupimento das válvulas injetoras e ponto de tomada de vácuo do sensor MAP;
• Pressão baixa na linha de combustível;
• Unidade de (comando-UCE, danificada. Dano normalmente provocado por um procedimento de partida auxiliar (chupeta) efetuado de maneira incorreta.

Seqüência para análise do problema
• Verifique o batente da borboleta. Com a borboleta fechada, o sensor TPS deve enviar uma tensão entre 0,60 e 0,70 volts VDC. Caso contrário, há indícios de adulteração do batente (figura 1). Faça as devidas correções;
• Verifique a possibilidade de entradas falsas de ar;
• Faça uma limpeza no corpo de borboleta (motor de passos, borboleta de aceleração), nas válvulas injetoras e ponto de tomada de vácuo do sensor MAP;
• Verifique se o motor de passos está atuando (vai e vem) corretamente sem enroscar. Com um equipamento para teste de atuadores da marcha-lenta é possível fazer tal análise;
• Verifique a pressão e a vazão da linha de combustível;
• Apague os parâmetros auto-adaptativos da UCE. Um método bastante eficiente para zerar esses parâmetros é o seguinte:

Mantendo a UCE conectada a seu chicote, desligue o cabo positivo da bateria e encoste-o ao negativo (figura 1). Mantenha os cabos interligados por pelo menos 12 horas. Feito isso, reconecte os cabos, dê partida no motor e deixe-o em marcha-lenta até que a ventoinha seja acionada.

Se após todas essas checagens o defeito persistir, substitua a UCE.

Dica 2: Gol 1.0 8V - Motor AT (sistema Motronic MP 9.0)
Marcha-lenta oscilando após limpeza da borboleta de aceleração.
Nesses veículos é comum a marcha-lenta ficar oscilando após ter sido efetuada a limpeza da borboleta de aceleração.

Seqüência para análise do problema
• Verifique a existência de entradas falsas de ar, a tensão da bateria e o correto posicionamento da correia dentada;
• Apague os parâmetros auto-adaptativos da UCE;
• Ligue a ignição (sem dar partida) e aguarde por pelo menos 30 segundos;
• Com um scanner, efetue o procedimento de ajuste básico (regulagem básica).
• Se a oscilação da marcha-lenta persistir, faça o seguinte:
• Ainda com o equipamento scanner, verifique o sinal enviado pelo sensor de temperatura da água (figura 2). Se for verificada anomalia no sinal do sensor, substituía o componente. Às vezes, a marcha-lenta oscila porque o sensor da água está informando uma temperatura menor que a temperatura operacional. Por exemplo, o motor está a 95O C e o sensor informa no máximo 78O C. Por isso, não é possível ajustar a marcha-lenta;
• Dê partida no motor e deixe-o aquecer até acionar a ventoinha;
• Com o motor em marcha-lenta, retire o shorting plug (figura 2) e confira atenciosamente o ponto de ignição. O ponto deve estar em 6O APMS. Caso seja necessário, solte o distribuidor e ajuste o ponto. Com o ponto ajustado, recoloque o shorting plug e marque a posição do distribuidor;
• Movimente o distribuidor algumas vezes para frente e para trás, adiantando e atrasando o ponto, aproximadamente 20O para cada lado. Colocar o distribuidor de ignição em sua posição correta (6º APMS). Aperte o distribuidor;
• Ligue os faróis (farol alto), a ventilação forçada e o desembaçador traseiro (caso haja);
• Acelere o motor do veículo lentamente até aproximadamente 2500 RPM, mantendo-o nessa condição durante aproximadamente 30 segundos;
• Retorne à marcha-lenta aguardando pelo menos 30 segundos nessa condição;
• Repita os dois passos anteriores cerca de dez vezes (até a marcha-lenta parar de oscilar);
• Não havendo mais oscilação, mantenha o motor em funcionamento por mais 30 minutos;
• Desligue o motor;
• Após a adaptação da UCE não desligue a bateria, sob pena da perda do ajuste;
• Se a oscilação da marcha-lenta persistir, substitua a UCE.

Esta dica foi baseada no informativo técnico Doutor-ie. Para assiná-lo, ligue para (48) 334 2166 ou visite o website www.injetronic.com.br. Colaborou Válter Ravagnani

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