Matéria da edição Nº195 - Maio de 2007
Negócios e novos parâmetros para o setor de autopeças, equipamentos e serviços
Inspeção veicular, tecnologias em combustíveis alternativos e mercados de reparação e reposição foram destaques no evento, que recebeu um público altamente qualificado

A Automec neste ano mudou em vários sentidos, uma das primeiras novidades foi o horário de funcionamento diferenciado. Em 2007 a feira abriu às 10h e fechou os portões as 19h o que tornou o evento mais " profissional". Outra inovação se refere ao layout da feira, onde os expositores foram separados por setores. Logo na entrada da feira estavam os estandes dos fabricantes de equipamentos e ferramentas, na seqüência, distribuidores e fabricantes de autopeças.

Centrada em novos parâmetros, a 8ª edição da Automec, organizada e promovida pela Alcantara Machado Feiras de Negócios, não foi apenas uma exposição de produtos, mas um verdadeiro palco de discussão sobre o mercado, que incluiu assuntos como inspeção veicular, tecnologias em combustíveis alternativos e a adequação dos setores de reparação e manutenção às novas demandas exigidas no mercado global.

O prestígio do setor e do evento foi comprovado logo na abertura oficial, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, entre outras autoridades políticas e do setor. Na ocasião, o presidente destacou a influência dos segmentos envolvidos na feira.

Realizada de 10 a 14 de abril, a feira ocupou a totalidade do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, ou seja, 78 mil metros quadrados, com 1.350 expositores, sendo 950 nacionais e 400 internacionais, de 30 países. A visitação ficou em 96 mil visitantes/compradores, de 75 nacionalidades. Entre os produtos expostos na feira estavam: autopeças em geral (molas, eixos, correias, velas, bombas, homocinéticas, juntas de cabeçotes, rolamentos, terminais de direção, filtros), aparelhos para diagnóstico automotivo, faróis, produtos para limpeza interna e externa de veículos, palhetas para pára-brisa, baterias, rodas e pneus, acessórios, ferramentas, máquinas e equipamentos, além de um sistema com tecnologia flex fuel 100% nacional exclusivo para motocicletas.
Se você não pode conferir a AUTOMEC pessoalmente, o Oficina Brasil está trazendo a feira até você. Boa leitura!

affiniaAffinia:
Segunda participação como empresa independente, aproveitou o grande público para divulgar as marcas, produtos e equipe da empresa. A Affinia ampliou a linha de produtos dos veículos de passeio nacionais e importados, enfocou a nova linha para utilitários leves e itens para a linha pesada. Serão mais de 100 produtos, reunidos sob sete marcas: Nakata, Wix, Brosol, Urba, Spicer, Perfect Circle e Victor Reinz.

BehrBehr:
Apresentou sua linha completa de produtos: sistemas e componentes para refrigeração e ar-condicionado veiculares.

 

 

BoschBosch:
Expôs novos produtos para o mercado de reposição. Os destaques foram as palhetas AeroTwin com sistema "Adapt", o spoiler aerodinâmico que reduz a trepidação, o sensor de estacionamento e aproximação ParkPilot URF6, as tecnologias para diesel UPS (Sistema de Bomba Unitária) e UIS (Sistema de Unidade Injetora), além dos equipamentos de testes e diagnósticos. Outros destaque foram a linha Standard de sonda lambda para o mercado de reposição original e as universais. Lança também as velas Sp 30 e Sp 31 para carros flex fuel com núcleo de ítrio. Além da linhade som automotivo da marca, a Blaupunkt. Os visitantes da feira ainda puderam conhecer e interagir com o programa Super Profissionais Bosch, um centro de treinamento virtual sobre autopeças e sistemas automotivos para os profissionais da área.

CobraCobra:
A Cobra está comemorando 20 anos de atividades e a festa teve início na Automec. A empresa mostrou a ampliação da linha Cobra Automotiva de polias, tensores e kits, que contam agora com mais de 350 itens. O carro do piloto de Stock Car, Nonô Figueiredo, patrocinado pela Cobra, esteve exposto, assim como um motor em funcionamento com as peças Cobra.

ClickClick Automotiva:
A empresa exibiu sua linha de tampas para tanques de combustíveis, reservatórios de água, reservatórios de água do limpador de pára-brisas e reservatórios de gasolina, do óleo do motor e de radiadores. Além disso, expõs filtros para injeção eletrônica, reservatório de expansão, tubos, conectores, válvulas e filtros de ar e óleo.

 

DrivewayDriveway:
Na Driveway, mais de 500 pessoas passaram pelo estande da empresa nessa 8ª edição da Automec. "As expectativas de negócios são as melhores possíveis e com o novo horário, a feira se tornou ainda mais profissional", disse José Afonso Farré, gerente de vendas.

 

HenkelHenkel:
Detentora das marcas Loctite®, Bonderite®, Teroson®, Hysol®, Liofol® e TechnoMelt® entre outras, por meio de sua divisão Technologies Adhesives, a Henkel trouxe produtos que são utilizados pela indústria automotiva, como a linha Teroson para área de funilaria e pintura; o Terotex Super 3000; o Terostat 9100; e o Terostat 8596, que é um adesivo à base de poliuretano. Para a manutenção mecânica a Henkel apresentou a tradicional a linha adesiva da Loctite.

FederalFederal Mogul:
A Federal-Mogul lançou na Automec 10 novas linhas de produtos: limpadores de Pára-Brisa para linha Leve com a marca X-Vision; pastilhas de freio para linha Leve com a marca Ferodo, lonas de freio para linha Pesada com a marca Ferodo, cruzetas para linha Leve e Pesada com a marca Precision; bronzinas para linha Pesada com a marca AE e FPDiesel, anéis de Pistão para linha Pesada com a marca AE e FPDiesel, kits de Motor para linha Pesada com a marca AE e FPDiesel, pistões e Anéis para linha Pesada com a marca AE e FPDiesel, válvulas para linha Pesada com a marca AE e FPDiesel e juntas de Motor para linha Pesada com a marca AE e FPDiesel.

HengstHengst:
A fabricante de filtros quis aproximar os mecânicos de seu portfólio de módulos multifuncionais bem como elementos filtrantes para óleo, combustível, ar e ar de cabine. Apresentou ainda produtos para o mercado de reposição e o novo catálogo on-line para o mercado sul-americano.

LuporiniLuporini:
Com mais de 80 anos no mercado, a Luporini participou da feira com toda sua linha de produtos. Durante a feira, a empresa recebeu em seu estande parceiros e amigos.

 

MagnetiMagneti Marelli/ Cofap:
A divisão de reposição da empresa apresentou várias novidades para os visitantes na Automec. A Cofap trouxe a tradicional linElianaha de amortecedores com destaque para as linhas Star Line e Super Rally. A Magneti Marelli apresentou as novas baterias para moto e os filtros de óleo e ar da marca, além de enfatizar o novo navegador Easy Road e a Kadron trouxe os produtos da linha de sistemas de exaustão, como escapamentos e catalisadores. Mônica Cassaro, da Cofap, acredita ser uma oportunidade para fidelizar clientes. "Todos os dias, mais de 400 visitantes passaram pelo nosso estande, consideramos que a Automec 2007 foi um sucesso. Na nossa 5ª participação, fizemos contatos e fidelizamos novos clientes".

Mecânica Web - IST:
A Mecânica Web apresentou na Automec os produtos de sua parceria com Marvic na Automec. Agora quem comprar um equipamento de alinhamento da Mavick terá disponível também o software da MecânicaWeb. Para mais informações acesse www.mecanicaweb.com.br

NaproNapro:
A Napro Eletrônica Industrial esteve presente na feira para divulgar, entre outros produtos, seu sistema de diagnóstico denominado PC-Truck. O equipamento também faz a manutenção dos sistemas de injeção diesel, piloto automático, freios ABS, controle de carrocerias e outros equipamentos. Para operar o sistema é necessário conectar o módulo a um computador e seguir as instruções na tela.

Schaeffler

 

CentralCentral:
Na Automec 2007, ocorreu o lançamento de mais uma grande empresa, a Central Distribuição de Equipamentos e Ferramentas Automotivas. Surgiu da união das tradicionais empresas do segmento no Brasil, a Technoline ES/BA, a Energia Alternativa Norte Nordeste e a Injectester Martins Sul/Sudeste, tendo como objetivo atender com rapidez e eficiência os profissionais do setor em todo Brasil e América Latina. Instalada no ABC Paulista, na cidade de Santo André, SP, a Central conta com estoque variado de equipamentos e ferramentas automotivas, objetivando o pronto atendimento a nível nacional. Durante a Automec, foi bastante comemorado este novo empreendimento, com diversos fornecedores, e em especial a Alfatest, que junto com seu staff, o Sr. Clovis Pedroni, vice-presidente e Sr. Klaus Marques, gerente nacional de vendas, deram boas vindas aos diretores da Central, Srs. José Luiz Moreira, João Queiroga e Vinícius Martins.

TRWTRW:
Apresentou um amplo portfólio de produtos em freios, direção, suspensão, válvulas e eletrônicos. Entre os destaques estiveram 200 lançamento de novos produtos para o mercado de reposição independente. A empresa expôs componentes de segurança como airbags, cintos de segurança, sistemas de direção, sistemas de freios, válvulas e eletrônicos. Na TRW, executivos receberam parceiros de negócio do mercado interno e de mais de 30 países para os quais a companhia exporta, entre os quais estão México, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Estados Unidos. Segundo o presidente da empresa, Moisés Bucci, "o cenário positivo no mercado interno traz a expectativa de crescimento para os negócios no país".

VibrasilVibrasil:
A companhia, que atua nos mercados de montadoras, reposição e exportação, nos segumentos leve e pesado, esteve participando do evento com diversos lançamentos, entre coxins, coifas, buchas, batentes, kits homocinéticos e kits de amortecedores.

 

ZenZen:
A Indústria Metalúrgica Zen antecipou seus lançamentos no evento. Em sua terceira participação na Automec, a empresa que exporta impulsores de partida, mancais de alumínio e polias para mais de 50 países nos 5 continentes, apresentou a novidade mais recente, a polia do alternador com sistema Roda-Livre. A expectativa da empresa foi, além de expor seus produtos na maior vitrina do setor, realizar bons negócios e fidelizar clientes.

ZTLZTL:
A ZTL Rolamentos, empresa do grupo Zen, exibiu a linha importada de rolamentos automotivos para veículos leve, kits de rolamentos de roda e cubos de roda.

 

 

sylSyl:
No estande da SYL, os visitantes da feria tiveram oportunidade de conferir de perto toda linha de pastilhas de freio da empresa.
Schaeffler Group:
O foco do Grupo nesta edição da Automec foi a exposição dos produtos INA FAG LuK. Este ano tiveram uma área especial para a Assistência Técnica e Serviço Pós-Vendas, onde os visitantes foram orientados sobre a utilização de seus catálogos de produto na versão eletrônica, além da divulgação do serviço de 0800
Veja também

Motores Volkswagen Diesel Eletronic - parte 1
Técnica
Inspeção Veicular: solução x problema
Zero Km
Focus marca início de uma nova era para a Ford
Especial
Confiança à primeira vista: defina a identificação da sua empresa
Combustível
Expo Postos discute o futuro do setor
Treinamento
Dia de ampliar conhecimentos
Notícias relacionadas