Matéria da edição Nº195 - Maio de 2007
Negócios e novos parâmetros para o setor de autopeças, equipamentos e serviços
Inspeção veicular, tecnologias em combustíveis alternativos e mercados de reparação e reposição foram destaques no evento, que recebeu um público altamente qualificado

A Automec neste ano mudou em vários sentidos, uma das primeiras novidades foi o horário de funcionamento diferenciado. Em 2007 a feira abriu às 10h e fechou os portões as 19h o que tornou o evento mais " profissional". Outra inovação se refere ao layout da feira, onde os expositores foram separados por setores. Logo na entrada da feira estavam os estandes dos fabricantes de equipamentos e ferramentas, na seqüência, distribuidores e fabricantes de autopeças.

Centrada em novos parâmetros, a 8ª edição da Automec, organizada e promovida pela Alcantara Machado Feiras de Negócios, não foi apenas uma exposição de produtos, mas um verdadeiro palco de discussão sobre o mercado, que incluiu assuntos como inspeção veicular, tecnologias em combustíveis alternativos e a adequação dos setores de reparação e manutenção às novas demandas exigidas no mercado global.

O prestígio do setor e do evento foi comprovado logo na abertura oficial, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, entre outras autoridades políticas e do setor. Na ocasião, o presidente destacou a influência dos segmentos envolvidos na feira.

Realizada de 10 a 14 de abril, a feira ocupou a totalidade do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, ou seja, 78 mil metros quadrados, com 1.350 expositores, sendo 950 nacionais e 400 internacionais, de 30 países. A visitação ficou em 96 mil visitantes/compradores, de 75 nacionalidades. Entre os produtos expostos na feira estavam: autopeças em geral (molas, eixos, correias, velas, bombas, homocinéticas, juntas de cabeçotes, rolamentos, terminais de direção, filtros), aparelhos para diagnóstico automotivo, faróis, produtos para limpeza interna e externa de veículos, palhetas para pára-brisa, baterias, rodas e pneus, acessórios, ferramentas, máquinas e equipamentos, além de um sistema com tecnologia flex fuel 100% nacional exclusivo para motocicletas.
Se você não pode conferir a AUTOMEC pessoalmente, o Oficina Brasil está trazendo a feira até você. Boa leitura!

affiniaAffinia:
Segunda participação como empresa independente, aproveitou o grande público para divulgar as marcas, produtos e equipe da empresa. A Affinia ampliou a linha de produtos dos veículos de passeio nacionais e importados, enfocou a nova linha para utilitários leves e itens para a linha pesada. Serão mais de 100 produtos, reunidos sob sete marcas: Nakata, Wix, Brosol, Urba, Spicer, Perfect Circle e Victor Reinz.

BehrBehr:
Apresentou sua linha completa de produtos: sistemas e componentes para refrigeração e ar-condicionado veiculares.

 

 

BoschBosch:
Expôs novos produtos para o mercado de reposição. Os destaques foram as palhetas AeroTwin com sistema "Adapt", o spoiler aerodinâmico que reduz a trepidação, o sensor de estacionamento e aproximação ParkPilot URF6, as tecnologias para diesel UPS (Sistema de Bomba Unitária) e UIS (Sistema de Unidade Injetora), além dos equipamentos de testes e diagnósticos. Outros destaque foram a linha Standard de sonda lambda para o mercado de reposição original e as universais. Lança também as velas Sp 30 e Sp 31 para carros flex fuel com núcleo de ítrio. Além da linhade som automotivo da marca, a Blaupunkt. Os visitantes da feira ainda puderam conhecer e interagir com o programa Super Profissionais Bosch, um centro de treinamento virtual sobre autopeças e sistemas automotivos para os profissionais da área.

CobraCobra:
A Cobra está comemorando 20 anos de atividades e a festa teve início na Automec. A empresa mostrou a ampliação da linha Cobra Automotiva de polias, tensores e kits, que contam agora com mais de 350 itens. O carro do piloto de Stock Car, Nonô Figueiredo, patrocinado pela Cobra, esteve exposto, assim como um motor em funcionamento com as peças Cobra.

ClickClick Automotiva:
A empresa exibiu sua linha de tampas para tanques de combustíveis, reservatórios de água, reservatórios de água do limpador de pára-brisas e reservatórios de gasolina, do óleo do motor e de radiadores. Além disso, expõs filtros para injeção eletrônica, reservatório de expansão, tubos, conectores, válvulas e filtros de ar e óleo.

 

DrivewayDriveway:
Na Driveway, mais de 500 pessoas passaram pelo estande da empresa nessa 8ª edição da Automec. "As expectativas de negócios são as melhores possíveis e com o novo horário, a feira se tornou ainda mais profissional", disse José Afonso Farré, gerente de vendas.

 

HenkelHenkel:
Detentora das marcas Loctite®, Bonderite®, Teroson®, Hysol®, Liofol® e TechnoMelt® entre outras, por meio de sua divisão Technologies Adhesives, a Henkel trouxe produtos que são utilizados pela indústria automotiva, como a linha Teroson para área de funilaria e pintura; o Terotex Super 3000; o Terostat 9100; e o Terostat 8596, que é um adesivo à base de poliuretano. Para a manutenção mecânica a Henkel apresentou a tradicional a linha adesiva da Loctite.

FederalFederal Mogul:
A Federal-Mogul lançou na Automec 10 novas linhas de produtos: limpadores de Pára-Brisa para linha Leve com a marca X-Vision; pastilhas de freio para linha Leve com a marca Ferodo, lonas de freio para linha Pesada com a marca Ferodo, cruzetas para linha Leve e Pesada com a marca Precision; bronzinas para linha Pesada com a marca AE e FPDiesel, anéis de Pistão para linha Pesada com a marca AE e FPDiesel, kits de Motor para linha Pesada com a marca AE e FPDiesel, pistões e Anéis para linha Pesada com a marca AE e FPDiesel, válvulas para linha Pesada com a marca AE e FPDiesel e juntas de Motor para linha Pesada com a marca AE e FPDiesel.

HengstHengst:
A fabricante de filtros quis aproximar os mecânicos de seu portfólio de módulos multifuncionais bem como elementos filtrantes para óleo, combustível, ar e ar de cabine. Apresentou ainda produtos para o mercado de reposição e o novo catálogo on-line para o mercado sul-americano.

LuporiniLuporini:
Com mais de 80 anos no mercado, a Luporini participou da feira com toda sua linha de produtos. Durante a feira, a empresa recebeu em seu estande parceiros e amigos.

 

MagnetiMagneti Marelli/ Cofap:
A divisão de reposição da empresa apresentou várias novidades para os visitantes na Automec. A Cofap trouxe a tradicional linElianaha de amortecedores com destaque para as linhas Star Line e Super Rally. A Magneti Marelli apresentou as novas baterias para moto e os filtros de óleo e ar da marca, além de enfatizar o novo navegador Easy Road e a Kadron trouxe os produtos da linha de sistemas de exaustão, como escapamentos e catalisadores. Mônica Cassaro, da Cofap, acredita ser uma oportunidade para fidelizar clientes. "Todos os dias, mais de 400 visitantes passaram pelo nosso estande, consideramos que a Automec 2007 foi um sucesso. Na nossa 5ª participação, fizemos contatos e fidelizamos novos clientes".

Mecânica Web - IST:
A Mecânica Web apresentou na Automec os produtos de sua parceria com Marvic na Automec. Agora quem comprar um equipamento de alinhamento da Mavick terá disponível também o software da MecânicaWeb. Para mais informações acesse www.mecanicaweb.com.br

NaproNapro:
A Napro Eletrônica Industrial esteve presente na feira para divulgar, entre outros produtos, seu sistema de diagnóstico denominado PC-Truck. O equipamento também faz a manutenção dos sistemas de injeção diesel, piloto automático, freios ABS, controle de carrocerias e outros equipamentos. Para operar o sistema é necessário conectar o módulo a um computador e seguir as instruções na tela.

Schaeffler

 

CentralCentral:
Na Automec 2007, ocorreu o lançamento de mais uma grande empresa, a Central Distribuição de Equipamentos e Ferramentas Automotivas. Surgiu da união das tradicionais empresas do segmento no Brasil, a Technoline ES/BA, a Energia Alternativa Norte Nordeste e a Injectester Martins Sul/Sudeste, tendo como objetivo atender com rapidez e eficiência os profissionais do setor em todo Brasil e América Latina. Instalada no ABC Paulista, na cidade de Santo André, SP, a Central conta com estoque variado de equipamentos e ferramentas automotivas, objetivando o pronto atendimento a nível nacional. Durante a Automec, foi bastante comemorado este novo empreendimento, com diversos fornecedores, e em especial a Alfatest, que junto com seu staff, o Sr. Clovis Pedroni, vice-presidente e Sr. Klaus Marques, gerente nacional de vendas, deram boas vindas aos diretores da Central, Srs. José Luiz Moreira, João Queiroga e Vinícius Martins.

TRWTRW:
Apresentou um amplo portfólio de produtos em freios, direção, suspensão, válvulas e eletrônicos. Entre os destaques estiveram 200 lançamento de novos produtos para o mercado de reposição independente. A empresa expôs componentes de segurança como airbags, cintos de segurança, sistemas de direção, sistemas de freios, válvulas e eletrônicos. Na TRW, executivos receberam parceiros de negócio do mercado interno e de mais de 30 países para os quais a companhia exporta, entre os quais estão México, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Estados Unidos. Segundo o presidente da empresa, Moisés Bucci, "o cenário positivo no mercado interno traz a expectativa de crescimento para os negócios no país".

VibrasilVibrasil:
A companhia, que atua nos mercados de montadoras, reposição e exportação, nos segumentos leve e pesado, esteve participando do evento com diversos lançamentos, entre coxins, coifas, buchas, batentes, kits homocinéticos e kits de amortecedores.

 

ZenZen:
A Indústria Metalúrgica Zen antecipou seus lançamentos no evento. Em sua terceira participação na Automec, a empresa que exporta impulsores de partida, mancais de alumínio e polias para mais de 50 países nos 5 continentes, apresentou a novidade mais recente, a polia do alternador com sistema Roda-Livre. A expectativa da empresa foi, além de expor seus produtos na maior vitrina do setor, realizar bons negócios e fidelizar clientes.

ZTLZTL:
A ZTL Rolamentos, empresa do grupo Zen, exibiu a linha importada de rolamentos automotivos para veículos leve, kits de rolamentos de roda e cubos de roda.

 

 

sylSyl:
No estande da SYL, os visitantes da feria tiveram oportunidade de conferir de perto toda linha de pastilhas de freio da empresa.
Schaeffler Group:
O foco do Grupo nesta edição da Automec foi a exposição dos produtos INA FAG LuK. Este ano tiveram uma área especial para a Assistência Técnica e Serviço Pós-Vendas, onde os visitantes foram orientados sobre a utilização de seus catálogos de produto na versão eletrônica, além da divulgação do serviço de 0800
Veja também

Bomba Injetora Zexel (Bosch Japonesa) com controle eletrônico

Esquema elétrico comentado:
Direito Preventivo
Contratação de aprendizes na reparação automotiva
Dica Fiat
Película plástica para proteção da numeração de chassi

Mil milhas Brasil 50 anos
Reparador Diesel
Visão geral do sistema de injeção diesel Common Rail
Notícias relacionadas