Matéria da edição Nº96 - Fevereiro/1999
Texto: José Odécio Agonilha e Mauro Alves dos Santos
Freios pneumáticos em veículos diesel - parte 2
Desde a edição passada estamos publicando uma completa descrição de funcionamento sobre freios pneumáticos em veículos diesel, elaborada pelos instrutores do setor de pesados do CENATEC “Ayrton Senna da Silva” com a colaboração da Freios Wabco.
    

Já vimos a representação de um circuito de freio pneumático com a posição dos componentes e verificamos a função e funcionamento do compressor de ar e da válvula reguladora de pressão. Vamos agora ver a válvula protetora de quatro circuitos e dos reservatórios e válvulas de dreno.

Válvula protetora de 4 circuitos

A válvula de proteção de 4 circuitos tem a função de garantir pressão suficiente nos circuitos de freios em caso de anomalia em um ou mais circuitos.

O ar proveniente da válvula reguladora de pressão entra na válvula de proteção de 4 circuitos pelo pórtico (1), pressurizando gradualmente a parte inferior das 4 válvulas. Assim que atingir a pressão regulada, esta irá vencer a força das molas e o ar fluirá pelos pórticos (21), circuito de freio traseiro e para o (22) circuito do freio dianteiro e após para os pórticos (23), freio de estacionamento e (24) freio motor e acessórios.

Se houver um consumo excessivo de ar em um dos circuitos, ou mesmo falha, este é suprido pelos demais circuitos, até atingir a pressão de fechamento, tornando-o isolado do sistema. Dessa forma, mesmo com consumo excessivo ou falha, o veículo poderá locomover-se até o posto de serviço para reparação.

Assim como as demais válvulas, a WABCO fornece o jogo de reparos e graxa para lubrificação das peças, e após a reparação, deve-se efetuar o teste e regulagem no banco de provas próprio da WABCO.

Reservatórios e Válvulas de dreno

A função dos reservatórios é armazenar o ar sob pressão, para suprir os circuitos de freio e acessórios.

Na parte inferior de cada reservatório existe uma válvula de dreno que tem a função de escoar a água condensada no reservatório, ou mesmo quando houver necessidade de esgotar o ar do sistema. Seu acionamento é manual.

Observação

É importante que os reservatórios sejam drenados diariamente, com a finalidade de prolongar a vida útil das válvulas.

Em alguns casos, além dos reservatórios dos circuitos dianteiro e traseiro, pode haver um reservatório úmido, que geralmente fica instalado entre a válvula reguladora de pressão e a válvula protetora de 4 circuitos. Sua função é condensar a maior parte da água contida no ar, dificultando que a mesma chegue aos componentes do sistema.

Nesse reservatório pode estar instalada uma válvula de dreno automática, que recebe um sinal para atuar, por exemplo, toda vez que se acionar as portas, no caso de um ônibus, a válvula reguladora de pressão ou outro ponto qualquer. Isso significa que automaticamente se fará o dreno da água acumulada no reservatório toda ocasião que esse sinal for emitido para esta válvula de dreno automática.

Como nas demais válvulas, a WABCO fornece o jogo de reparos e graxa para lubrificação das peças, e após a reparação, deve-se efetuar, também, o teste e regulagem no banco de provas.

 

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