Matéria da edição Nº172 - Junho de 2005
Dica Fiat
Diagnose do pedal do acelerador
Com o acelerador eletrônico, é abolido o cabo que transmite o movimento do pedal do acelerador à borboleta de aceleração

Sensores (potenciômetros) existentes no pedal transmitem a solicitação de aceleração a central de injeção, que comanda o movimento da borboleta de aceleração.

Componentes:

O pedal do acelerador possui dois potenciômetros integrados em um sensor constituído de uma caixa de plástico (1) fixada no pedal com 4 parafusos. A haste (3) do pedal do acelerador é fixada no ponto (2), por meio de uma série de molas (4) oportunamente pré-carregadas e travadas mecanicamente, a função dessas molas é garantir tanto a posição de repouso (pedal aliviado), quanto a posição de fim de curso (pedal pressionado até o fim de curso). - Veja as imagens abaixo, em Galeria de Fotos.
O eixo do sensor (1) é fixado através de pinos ao pedal do acelerador, de modo que o mesmo transfira de forma rotacional, a posição do pedal para os dos dois potenciômetros. Esse componente assegura o sinal para a central de injeção comandar o corpo borboleta de acordo com a posição do pedal do acelerador.

Procedimentos:

Para minimizar a possibilidade de falhas, utiliza-se dois potenciômetros com duas entradas na central de injeção , de modo a garantir o correto sinal e a congruência entre a posição do pedal e o relativo sinal elétrico.
Em caso de incongruência ou falta de um dos dois sinais ( P1 - P2 ) adquiridos, atua o recovery (recurso mínimo para o funcionamento do sistema de injeção) do pedal do acelerador, usando somente um potenciômetro e, ao mesmo tempo, limita e desacelera as reações de torque.
Para realizar a diagnose no pedal do acelerador, verificar os valores de tensão, conforme indicado na tabela - Veja a tabela abaixo, em Galeria de Fotos.

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