» Dúvidas e Soluções  » Reparador para Reparador  » -
  -
Imprimir este Post     Enviar para um amigo
Membro: fernandinho SP-SPO Post foi feito em quinta-feira, 31 de maio de 2007 13:30:27
Total de POST: 69
Membro nº 5298
Peugeot 206 1.0 16V- Após troca da válvula termostática, ao desligar o veículo, a ventoinha acionava. Durante o funcionamento do motor ela ligava e desligava normalmente e a temperatura em torno de 96 graus, no scaner. Solução; nova sangria do sistema,...alguém havia eliminado o ar quente, e as mangueiras ficaram mais altas que o nível do reservatório e consequentemente, formava uma bolha de ar naquele local. Mudamos o esquema das mangueiras, o ar foi eliminado e tudo voltou ao normal. Polo 1.6 2005 - Ventoinha liga e não desliga mais- no scaner a temperatura estava dentro dos padrões, ligava com 95 graus, só que, como a ventoinha não desligava a temperatura caia até 87 graus, quando a válvula termostática fechava.Foi testado bomba dágua, válvula termostática e sensor de temperatura, tudo OK. Solução; sangria do sistema. Fox 1.0 pelado, sem ar nem direção - Ventoinha liga e não desliga mais - no scaner tudo OK, foi trocado para teste, sensor de temperatura, válvula termostática, bomba dágua, UC, sangria do sistema, tampa do reservatório, resolda dos cabos da bateria e aterramento do motor, teste de continuidade do chicote da injeção. Solução; resoldagem da cripagem dos fios do chicote da injeção. Ficou zero bala! Falou!!!

Membro: miltonmec-bh rápido e rasteiroO Post foi feito em quinta-feira, 31 de maio de 2007 13:34:51
Total de POST: 140
Membro nº 2778
    como sempre boas dicas do fernandinho,

valeu, meu caro,

Membro: JabbursoundO Post foi feito em quinta-feira, 31 de maio de 2007 14:07:06
Total de POST: 7
Membro nº 5567
    Bom dia Caro Fernando,

Estou com um problema de arrefecimento ou sei lá o que.

O problema é o seguinte, td começou com uma troca de óleo, onde foi colocado um volume maios 1,5 l a mais. Daí então troquei:

1-Resistor da ventuinha e sensor de temperatura;

2-Válvula termostática e Liquido arref. Paraflu;

3-Bomba dágua e correa dentada/rol/esticador etc;

4-Fiz novo aterramento foi testado os relés 1º e 2º estágios blz;

5-Passei os scanner temp. de acionamento ventuinha 97º dentro dos parâmetros;

Pergunto: por que o ponteiro da temperatura começa a subir ao chegar perto do vermelho a ventuinha funciona e ele desce ao normal?

Conforme foi colocado pensei em ar no sistema, mas já levei num bom mecânico e o mesmo diz que está normal, sem pressão nos mangotes.

De vez em quando o ventilador interno liga por si só, tem algo a ver.

Quando ligo o ar cond. a ventuinha fica muito tempo até abaixo da temp. normal.

as vezes a mesma funciona após desligar o carro.

Agradeço se alguém puder me ajudar ou dá uma dica antes de ir ao mecânico.

Membro: JabbursoundO Post foi feito em quinta-feira, 31 de maio de 2007 14:08:06
Membro nº 5567
    Bom dia Caro Fernando,

Estou com um problema de arrefecimento ou sei lá o que.

O problema é o seguinte, td começou com uma troca de óleo, onde foi colocado um volume maios 1,5 l a mais. Daí então troquei:

1-Resistor da ventuinha e sensor de temperatura;

2-Válvula termostática e Liquido arref. Paraflu;

3-Bomba dágua e correa dentada/rol/esticador etc;

4-Fiz novo aterramento foi testado os relés 1º e 2º estágios blz;

5-Passei os scanner temp. de acionamento ventuinha 97º dentro dos parâmetros;

Pergunto: por que o ponteiro da temperatura começa a subir ao chegar perto do vermelho a ventuinha funciona e ele desce ao normal?

Conforme foi colocado pensei em ar no sistema, mas já levei num bom mecânico e o mesmo diz que está normal, sem pressão nos mangotes.

De vez em quando o ventilador interno liga por si só, tem algo a ver.

Quando ligo o ar cond. a ventuinha fica muito tempo até abaixo da temp. normal.

as vezes a mesma funciona após desligar o carro.

Agradeço se alguém puder me ajudar ou dá uma dica antes de ir ao mecânico.

Membro: JabbursoundO Post foi feito em quinta-feira, 31 de maio de 2007 14:09:25
Membro nº 5567
    O veículo é um brava 1.6 16 válvulas.

grato.

Membro: miltonmec-bh rápido e rasteiroO Post foi feito em quinta-feira, 31 de maio de 2007 15:49:10
Membro nº 2778
    se vcoe trocou a válvula termostática agora só te falta conferir o radiador, uai,

e esse carro se tiver  cebolão também deveria ter trocado,

agora pode ter vazamento seu veículo,

mas isso teria q ter uma melhor visualização do ve´ciulo, infelizmente estas condições só mesmo quem estiver de frente pro veículo,

mas veja ae se tem algum vazamento,

já vi ali naquela mangueirinha do reservatório e nas mangueiras,

não retirando também a tampa do reservatório,

boa sorte,

Membro: fernandinho SP-SPO Post foi feito em quinta-feira, 31 de maio de 2007 17:59:12
Membro nº 5298
No caso do Brava, mande um eletricista re-soldar os cabos da bateria, é o que se deve fazer a princípio...Falou!!!

Membro: JabbursoundO Post foi feito em sábado, 2 de junho de 2007 14:06:52
Membro nº 5567
    Olá pessoal,

Já levei o veículo a duas lojas que mexem com rediador, eles retiraram os mangotes e disseram que estão perfeitos feito feito um novo aterramento, soldando tds os cabos, inclusive alguns aterramentos puxando direto ao negativo da bateria. lembrando que tb a bomba dágua foi trocada, na hora de retirar o mecânico deixou cair quebrando as aletas ou rotor.

Ao trafegar sob um trânsito, o veiculo anda numa rotação entre 1000 e 1500 rpm, será que o ponteiro da temperatura começa a subir devido a baixa rotação do motor e pouca circulação de água no bloco. o interessante é que entra o primeiro estágio da ventuinha aí  a temperatura desce, logo em seguida começa a subir daí então a ventuinha entra e a mesma desce. lembrando que nesce sobe e desce a rotação do motor começa a oscilar.

Não era para o 2º estágio entra e ficar funcionando um pouco mais. Quando ligo o ar cond. normaliza a temperatura, isso é correto. Já pensei em colocar uma chave para acionar o 2º estágio, quando tiver em transito intenso.

Desde já agradeço a colaboração de vcs.

Membro: miltonmec-bh rápido e rasteiroO Post foi feito em sábado, 2 de junho de 2007 14:16:47
Membro nº 2778
jabbursound, neste caso veja , primeiro tem q se fazer um teste pra ver se o segundo estágio entra isso se for o caso, agora eu dei umas dicas para veículo q ferve se no seu caso apenas a temperatura sobe, há q se verificar o circuito do marcador de temperatura, bem como o circuito q arma a ventoinha, agora no meu entender a oscilação do motor não tem nada a haver nem com a temperatura e nem com a ventoinha, só teria a haver se o veículo estivesse fervendo, mas parece q não tá, boa sorte no reparo,

Membro: fernandinho SP-SPO Post foi feito em sábado, 2 de junho de 2007 22:09:14
Membro nº 5298
    Só mais uma dica:

Jamais removam válvulas termostáticas que possuam aquela chapeleta na sua parte de baixo, ela serve para fechar outra passagem que só é utilizada na fase fria, e com isso aumenta o fluxo de água no radiador para que a refrigeração seja a ideal. Sem a válvula naquele local forma uma turbulência e o fluxo de água no radiador é bem menor, fazendo que o motor trabalhe em temperaturas elevadas, principalmente em baixas rotações.

Falou !!!

Membro: JabbursoundO Post foi feito em domingo, 3 de junho de 2007 14:24:05
Membro nº 5567
    Olá caro Milton,

O 2º estágio não entra, tb não está fervendo pôs consigo abrir a tampa do reservatório, até funcionar a ventuinha (1º estágio e  não joga água fora).

Em relação ao comentário do fernando não entendi muito:

Quando troquei a válvula termostática, primeiro tirei a velha retirei o miolo interno ou a válvula propriamente dita e recoloquei de volta, apresentou o mesmo problema de aquecimento. Um amigo mecânico me falou que esses carros não funciona bem sem a devida válvula. Comprei uma nova R$395,00, coloquei normalmente (trabalho retado). Desconectei ( - ) da beteria +/- 2 horas, troquei td corretamente. Antes de dá partida virei a chave deixei por 10 minutos,  deixei funcionando até entrar a ventuinha, chegou no ponteiro do meio blz, funcionou normal. peguei um transito voltou ao mesmo problema que estava o ponteiro sobe e antes do vermelho ele desce.

Estou em pirituba, se alguém puder me ajudar eu agradeço.

wwwcoutinho@yahoo.com.br

(11) [1]  2 
O conteúdo de cada mensagem é de responsabilidade exclusiva de seu autor.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer mensagem deste fórum sem prévio consentimento por escrito do Portal oficina Brasil.
Produzido por Digitale IT Services v1.0 Final © 2005.