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Membro: Drº IEO Post foi feito em sexta-feira, 24 de março de 2006 18:11:41
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Membro nº 2125
Registrado em: sexta-feira, 24 de março de 2006
-- companheiro, já que vc mexe com a blaser poderia me informar o torque de aperto e a seqüência dos parafusos do cabeçote? você é mecânico de onde.
  
Membro: Drº IEO Post foi feito em sexta-feira, 24 de março de 2006 18:29:11
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Membro nº 2125
Registrado em: sexta-feira, 24 de março de 2006
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Membro: Eduardo Verri O Post foi feito em quinta-feira, 23 de março de 2006 10:35:27
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Membro nº 2110
Registrado em: quinta-feira, 23 de março de 2006
OLÁ, MOÇADA BOM DIA

TENHO UMA BLAZER V6, E TENHO UMA DUVIDA, QUAL SERIA A MÉDIA DE KLM. QUE ELA DEVERIA FAZER ANDANDO NA RODOVIA ENTRE 100 A 120 KM/ph, E QUAL SERIA O PROBLEMA SE ABASTECER ELA A ALCCOL?

ABRAÇOS!

EDUARDO

  
Membro: Drº IEO Post foi feito em sexta-feira, 24 de março de 2006 18:30:15
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Membro nº 2125
Registrado em: sexta-feira, 24 de março de 2006
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Membro: Tarcisio Mendes O Post foi feito em quinta-feira, 23 de março de 2006 11:21:35
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Membro nº 2111
Registrado em: quinta-feira, 23 de março de 2006
Uma informação sobre a Ordem de Explosão da S-10 V6
  
Membro: Drº IEO Post foi feito em sexta-feira, 24 de março de 2006 18:31:17
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Membro nº 2125
Registrado em: sexta-feira, 24 de março de 2006
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Membro: Teixeira O Post foi feito em sexta-feira, 24 de março de 2006 10:46:53
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Membro nº 1380
Registrado em: sexta-feira, 24 de março de 2006
Caros Amigos, preciso da ajuda de vocês, Veículo Blazer V6 sistema Rochester ( OBD II) ANO 97/98, defeito intermitente as vezes com dias sem apresentar o problema, bomba de combustível nova (3,5 a 4,5 de pressão), sensor de temperatura da água novo, Rasther acusa codigo P0102, medidor de massa de ar, testes realizados do sensor acusa negativo ok,positivo ok,

tensão +/ - 4,5 v, pergunto a vocês se este medidor influenciaria para que o motor não funcione?, e peço sugestões do que poderia ser.

  
Membro: Drº IEO Post foi feito em sábado, 25 de março de 2006 19:06:21
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Membro nº 2125
Registrado em: sábado, 25 de março de 2006
--
Membro: marcecavel O Post foi feito em sexta-feira, 24 de março de 2006 22:15:44
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Membro nº 2048
Registrado em: sexta-feira, 24 de março de 2006
Amigos reparadores, estou com problemas na parte eletrica da S-10 4x4, e preciso do manual de oficina . Se alguém tiver favor mande-me   marcel_ogodoy@hotmail.com .Obrigado!
  
Membro: jovinoO Post foi feito em sábado, 25 de março de 2006 22:53:39
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Membro nº 2141
Registrado em: sábado, 25 de março de 2006
-- pressâo da bomba da v6 é de 4.15 kl e o minimo para os bico começar injetar é de 3.6 kl
  
Membro: marquinhos injeçao eletronicaO Post foi feito em domingo, 26 de março de 2006 01:26:36
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Membro nº 2142
Registrado em: domingo, 26 de março de 2006
-- o medidor de massa  de ara da blazer  recebe - e + 12 v  e o sinal de saida eh em hz ok   o sinal q vc disse de 4.5 v  eh uma media entre  os hertz....
  
Membro: TeixeiraO Post foi feito em domingo, 26 de março de 2006 10:43:52
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Membro nº 1380
Registrado em: domingo, 26 de março de 2006
-- Caros companheiros,obrigado por suas respostas. Presado Jovino, medi novamente a pressão da bomba e encontrei os seguintes valores; ao dar partida manômetro acusa até 04 bar porém há uma pequena demora até atingir este valor o motor só entra em funcionamento quanto atinge os 04 bar, (se ligar-mos a ignição e esperar a bomba encher o sistema ai sim o motor funciona instantaneamente) quando desligamos o motor a pressão registrada cai rapidamente levando-me a desconfiar do regulador de pressão, o que acham? Quanto ao medidor de massa de ar está dentro dos  valores passados pelo companheiro Marquinhos,mas o que levaria a registrar o codigo referente a este medidor ? Caro Drº IE sou mecânico e estou em MG,gostaria de ajuda-lo mas não tenho a tabela de sequência e aperto dos parafusos do cabeçote.
  
Membro: Karl Marx.O Post foi feito em domingo, 26 de março de 2006 11:22:56
Total de POST: 115
Membro nº 1467
Registrado em: domingo, 26 de março de 2006
--  O problema crítico desse sistema é a aranha que tem em cada extremidade umas valvulas que costumam dar problema. experimenta colocar de molho em gasolina aditivada. Eu fiz o seguinte uma vez: retirei a o modulo completo, prolonguei as tubulações de combustivel do veiculo pra utilizar a bomba de combustivel, utilizei um pulsador de bicos e hora deixava de molho hora botava pra injetar. O bagulho foi sinistro, hora injetava hora não,mas depois de muitas horas ficou bom. Meio artesanal, mas o cliente no final ficou 100% satisfeito com o resultado. Até pq o bagulho tava ruim a um ano.  
  
Membro: neneO Post foi feito em domingo, 26 de março de 2006 18:43:01
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Membro nº 102
Registrado em: domingo, 26 de março de 2006
-- amigo se tiver caindo a pressão muito rapido e o regulador não ta furado só pode ser a propria bomba que não ta segurando a pressão

 

  
Membro: TeixeiraO Post foi feito em domingo, 26 de março de 2006 19:56:27
Total de POST: 48
Membro nº 1380
Registrado em: domingo, 26 de março de 2006
-- Ok , nene e Karl Max, vou verificar darei retorno.  
  
Membro: QuadrellinetO Post foi feito em domingo, 26 de março de 2006 20:40:42
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Membro nº 1406
Registrado em: domingo, 26 de março de 2006
-- `Caro Texeira.....esse carro esta tendo problemas com a bomba de combustivel.

 

Quando vc liga o carro a pressáo tem q ir rapidamentd para 4.0 BAR de pressáo....e essa a pressáo ideal.

  
Membro: jovinoO Post foi feito em terça-feira, 28 de março de 2006 21:25:15
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Membro nº 2141
Registrado em: terça-feira, 28 de março de 2006
-- caro amigo eu até tenho o torque de aperto e a sequencia eu só nâo sei como passar isto a voces. aperto 30 N.m em todos os paraf. paraf. cutos mais 55 graus paraf. médios mais 65 graus paraf. longos mais 75 graus agora tem que ser na sequencia certa mas isto eu não passar.
  
Membro: mecanixO Post foi feito em quarta-feira, 29 de março de 2006 16:45:25
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Membro nº 1660
Registrado em: quarta-feira, 29 de março de 2006
-- estou mandando algumas informaçoes sobre o motor v6 da s10, mas nao apareceram os esquemas me mandem seus e-mails que eu pra voces.

 

 

CAPITULO 66

 

 

 

 

APLICATIVOS GM

 

 

VORTEC V6 - OBD II.

 

BLAZER 4.3L

 

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA.

  • Sistema de injeção tem por função um controle total do motor, coletando dados de diversos sensores, processando-os e gerando valores de saída que garantem boas condições de funcionamento.
  • Este sistema é dividido em duas grandes partes em: Software fica instalado na Centralina ou ECU e sua função é controlar as saídas, com base nos valores dos sinais de entrada. Hardware inclui o módulo do controle do motor chamado de Centralina ou ECU, Sensores, Interruptores, Atuadores, Válvulas etc.
  • A Centralina recebe informações de uma variedades de sensores, e os processa através de um computador digital e envia sinais aos diversos atuadores.
  • A unidade de controle ou Centralina está constantemente realizando leituras dos sensores distribuídos pelo motor. Este sistema utiliza basicamente informações dos seguintes Sensores.
  • Sensor da Temperatura da Água.
  • Sensor da Temperatura do Ar de Admissão.
  • Sensor da Posição da Borboleta do Acelerador.
  • Sensor da Posição da Árvore de Comando de Válvulas.
  • Sensor da Posição da Árvore de Manivelas.
  • Sensor da Velocidade do Veiculo.
  • Sensor da Concentração de O² no escapamento.
  • Interruptor do ar condicionado.
  • Interruptor da pressão da Direção Hidráulica.
  • Sensor da Posição do Pedal de Embreagem.

n Através dos valores captados dos sensores e nos interruptores a Centralina ou ECU comanda os atuadores que mantém as seguintes operações.

  • Marcha Lenta.
  • Instante da Injeção de combustivel.
  • Taxa ar/combustivel e quantidade de mistura.
  • Ignição e ângulo de avanço da centelha.
  • Abertura e fechamento da Válvula de Canister.
  • Abertura e fechamento da Válvula EGR.
  • Funcionamento da Bomba de Combustivel.
  • Controle da temperatura do motor.

n Há também modos de segurança, ou seja se a Centralina falhar, a quantidade de combustivel a ser injetada e o avanço da ignição passam ser controlados pela (Estratégia de Operação em Emergência ) que permitira que o veiculo chegue até uma oficina. Caso haja falha em algum dos sensores a Centralina assume valores padrões que se encontram armazenados como parte da (Estratégia de Operação em Emergência)

CÓDIGO DE FALHAS

Algumas falhas deste sistema podem serem obtidos através dos códigos de falhas. Estes códigos indicam quais falhas estão ocorrendo ou ocorreram durante o uso do automóvel. A grande vantagem de se ter estes códigos é facilitar o diagnósticos do sistema e ajudar na resolução de um provável defeito. Os códigos de falha nem sempre é conclusivo após a constatação da falha é muito importante o teste do componente ver mais adiante como testar os componentes.

Os códigos de falhas podem serem obtidos através de um SCANNER, os códigos de falhas são transmitidos para o SCANNER e, eventualmente podem ocorrer erros de comunicação entre equipamento ea centralina. O erro de comunicação pode ser causado por manuseio errado do mecânico ou problemas de chicote, conectores com mau contato ou fios interrompidos.

As falhas encontradas pelo SCANNER provem de três situações.

n - Defeito passado que ficou armazenado na memória da Centralina.

n - Defeito presente encontrado com a chave de ignição ligada e o motor parado.

n - Defeito presente encontrado com a chave de ignição ligada e o motor funcionando.

Existem dois tipos de testes: no primeiro e segundo testes são testes ESTÁTICOS com motor desligado no primeiro Teste Estático de Defeito Passado, no segundo Teste Estático de Defeito Presente, no terceiro teste DINÂMICO com motor funcionando, Teste Dinâmico de Defeito Presente.

Localizção do Conector de Diagnóstico

dingo.jpg

 

AVISO: Sempre comece pelo teste estático: somente após resolver os defeitos apresentados pelo teste estático, faça os testes dinâmicos.

 

 

CÓDIGOS DE FALHAS PARA TESTES ESTÁTICO E DINÂMICO.

CÓD

DEFEITO

TESTAR OS COMPONENTES

0101 Massa de ar fora da faixa. Medidor de massa de ar.
0102 Massa de ar abaixo da faixa. Medidor da massa de ar.
0103 Massa de ar acima da faixa Medidor da massa de ar.
0106 MAP fora da faixa. Medidor de pressão absoluta do coletor.
0107 MAP abaixo da faixa. Medidor de pressão absoluta do coletor.
0108 MAP acima da faixa. Medidor de pressão absoluta do coletor.
0112 Temperatura de ar abaixo da faixa Sensor da temperatura do ar de admissão.
0113 Temperatura de ar acima da faixa. Sensor da temperatura do ar de admissão.
0117 Temperatura da água abaixo da faixa Sensor da temperatura da água.
0118 Temperatura da água acima da faixa. Sensor da temperatura da água.
0121 Posição da borboleta fora da faixa Sensor de posição da borboleta
0122 Posição da borboleta abaixo da faixa. Potênciometro da borboleta, alimentação da centralina
0123 Posição da borboleta acima da faixa. Potênciometro da borboleta, alimentação da centralina
0125 Temperatura da água fora da faixa Sensor da temperatura da água.
0131 Baixa tensão na sonda lambda. Sonda lambda.
0132 Alta tensão na sonda lambada. Sonda lambda.
0134 Sonda lambda fora da faixa Sonda lambda.
0135 Mau funcionamento da Sonda lambda. Sonda lambda. Banco 1/Sensor 1
0151 Mau funcionamento da Sonda lambda. Sonda lambda. Banco 2/Sensor 1
0152 Mau funcionamento da Sonda lambda. Sonda lambda. Banco 2/Sensor 1
0153 Mau funcionamento da Sonda lambda. Sonda lambda. Banco 2/Sensor 1
0154 Mau funcionamento da Sonda lambda. Sonda lambda. Banco 2/Sensor 1
0155 Mau funcionamento da Sonda lambda. Sonda lambda. Banco 2/Sensor 1
0171 Sistema adaptativo do combustivel muito pobre. Sonda lambda, Banco 1,Bomba de combustivel, Injetores
0172 Sistema adaptativo do combustivel muito rico. Sonda lambda, Banco 1,Bomba de combustivel, Injetores
0174 Sistema adaptativo do combustivel muito pobre. Sonda lambda, Banco 2,Bomba de combustivel, Injetores
0175 Sistema adaptativo do combustivel muito rico. Sonda lambda, Banco 2,Bomba de combustivel, Injetores
0325 Falha no sensor de detonação Sensor de detonação
0327 Tensão baixa no sensor de detonação Sensor posição da árvore de manivelas
0336 Falha no sensor posição da árvore de manivelas Sensor posição da árvore de manivelas
0337 Sensor de posição da árvore de manivelas abaixo da faixa Sensor posição da árvore de manivelas
0338 Sensor de posição da árvore de manivelas acima da faixa Sensor posição da árvore de manivelas
0339 Falha no sensor de posição da árvore de manivelas Sensor posição da árvore de manivelas
0340 Mau funcionamento do sensor da árvore do comando de válvulas. Sensor posição da árvore de manivelas
0341 Mau funcionamento do sensor da árvore do comando de válvulas. Sensor posição da árvore de manivelas de comando

de válvula

0401 Fluxo insuficiente da EGR. Válvula EGR.
0500 Mau funcionamento do sensor de velocidade. Sensor de velocidade.
0506 Marcha lenta baixa Motor de passo
0507 Marcha lenta alta Motor de passo
1106 MAP acima da faixa MAP
1107 MAP abaixo da faixa MAP
1111 Temperatura do ar acima da faixa Sensor de temperatura do ar
1112 Temperatura do ar abaixo da faixa Sensor de temperatura do ar
1114 Temperatura da água abaixo da faixa Sensor de temperatura do água
1115 Temperatura da água fora da faixa Sensor de temperatura do água
1121 Sensor da posição da borboleta inconsistente com a tensão alta Potenciometro da borboleta, medidor de massa de ar
1122 Sensor da posição da borboleta inconsistente com a

tensão baixa.

Potenciometro da borboleta, medidor de massa de ar
1133 Sonda lambda chaveando pouco Pressão da bomba de combustível, sonda lambda,

Banco 1,Sensor 1, injetores

1134 Sonda lambda com tempo de transição alto Pressão da bomba de combustível, sonda lambda,

Banco 1,Sensor 1, injetores

1153 Sonda lambda chaveando pouco Pressão da bomba de combustível, sonda lambda,

Banco 2,Sensor 1, injetores

1154 Sonda lambda com tempo de transição alto Pressão da bomba de combustível, sonda lambda,

Banco 2,Sensor 1, injetores

1345 Sensor de posição da árvore de comando de válvula inconsistente com o sensor de posição da árvore de manivelas Sensor de posição da árvore de manivelas, sensor de posição da árvore de comando de válvulas.
1351 Alta tensão no controle da Ignição. Bobina de ignição, alimentação da centralina.
1361 Baixa tensão no controle da Ignição. Bobina de ignição, alimentação da centralina.
1406 Mau funcionamento na EGR Válvula EGR
1508 Marcha lenta baixa Motor de passo
1509 Marcha lenta baixa Motor de passo
1650 Mau funcionamento do interruptor da direção hidráulica. Interruptor da direção hidráulica.

PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA

FALHA

CAUSAS

SOLUÇÕES

Motor pega, mas morre em seguida 1- Sensor de temperatura da água

2- Sensor de rotação

3- Medidor de massa de ar

4- Sensor da árvore de comando de válvulas

5- Motor de passo

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Má retomada de aceleração 1. Compressão/Vácuo

2- Válvula termostática

3 -Potenciômetro da borboleta

4- Medidor de massa de ar

5- Sensor de temperatura da ar

6- Sensor de temperatura da água

7- Sonda lambda

8- Sistema de combustível

9- Válvula injetoras

10. Sistema de ignição

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor de partida vira, mas o motor não pega ou pega com dificuldade 1. Compressão/Vácuo

2- Fusíveis e relés do sistema de injeção e da bomba

3- Sistema de ignição

4- Sensor de temperatura da água

5- Sistema de combustível

6- Teste de centelha

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor morre quando o carro pára 1.Sensor da árvore de comando de válvulas

2- Potenciômetro da borboleta

3- Circuitos de vácuo

4- Motor de passo

5- Sensor de velocidade

6- Ver bateria

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Problemas com marcha lenta 1. Compressão/Vácuo

2- Válvula injetoras

3- Bomba de combustível

4- Motor de passo

6- Sonda lambda

7- Medidor de massa de ar

8- Sistema de ignição

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor falha 1. Potenciômetro da borboleta

2- Sonda lambda

3- Sistema de combustível

4- Válvula injetoras

5- Medidor de massa de ar

6- Sistema de ignição

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Elevado consumo de combustível muito elevado 1-Sensor de temperatura da água

2- Sistema de combustível

3- Válvula injetoras

4- Medidor de massa de ar

5- Sistema de ignição

6- Sistema de arrefecimento

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor com falha temporária 1. Sistema de combustível

2- Medidor de massa de ar

3- Sensor da árvore de manivelas

4- Válvula injetoras

5- Sonda lambda

6- Sensor da árvore de comando de válvulas

7- Sistema de ignição

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor detona bate pino 1- Sensor da árvore de comando de válvulas

2- Sensor da árvore de manivelas

3- Sistema de ignição

4- Compressão/Vácuo

6- Combustível

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor aquece muito 1. Sistema de ignição

2- Índice de CO/Sonda lambda

3- Compressão/Vácuo

4- Sensor de temperatura da água

5- Sistema de arrefecimento/Válvula termostática

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor com baixa potência com carga máxima 1. Sistema de combustível

2- Potenciômetro da borboleta

3- Válvula injetoras

4- Medidor de massa de ar

5- Compressão/Vácuo

6- Sistema de ignição

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor continua funcionado após desligado 1. Compressão/Carbonização

2. Sistema de combustível

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Nível de CO muito alto 1- Sensor de temperatura da água

2- Válvula injetoras

3- Medidor de massa de ar

4- Sensor de temperatura da ar

5- Sonda lambda

6- Sistema de combustível

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Nível de CO muito baixo 1. Sensor de temperatura da água

2- Válvula injetoras

3- Medidor de massa de ar

4- Motor de passo

5- Sensor de temperatura da ar

6- Sistema de combustível

7- Sonda lambda

8- Entrada falsa de ar

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Dificuldade de partida com o motor frio 1. Medidor de massa de ar

2- Sensor de temperatura da ar

3- Motor de passo

4- Sensor de temperatura da água

5- Sistema de combustível

6- Entrada falsa de ar

7- Conexão ao terra da bateria e do motor

8- Compressão/Vácuo

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Dificuldade de partida com o motor quente 1. Compressão/Vácuo

2- Medidor de massa de ar

3- Sensor de temperatura da ar

4- Motor de passo

5- Sistema de combustível

6- Entrada falsa de ar

7- Conexão ao terra da bateria e do motor

8- Sensor de temperatura da água

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo

 

Localização dos Relés

Por.jpg

 

Localização da UC.

Localização do Módulo de Comando ou (UC) Unidade Central está Situado acima da caixa  de roda dianteira direita, no vão do motor.

Localização dos Fusiveis

dico.jpg

 

VALORES DO SISTEMA.

Bobina de ignição

Resistência do enrolamento primário.....................................................................de 0,1O a 0,4W

Resistência do enrolamento Secundário............................................................ de 6KW a 7KW.

Sensor de temperatura da água.

Resistência - motor frio 10° a 50°C..................................................................de 1,4KW a 3,6 KW

Resistência - motor quente de 80° a 100°C.........................................................de 150W a 350W

 

Motor de passo.

Resistência do enrolamento................................................................................. de 45 W a 60 W .

Válvula injetora de combustivel.

Resistência de enrolamento..............................................................................de 12,5W a 13,0 W

Válvula de canister

Resistência do enrolamento....................................................................................de 18W a 26 W .

Sonda lambda

Resistência de enrolamento.................................................................................... de 3 W a 8 W .

Esquema Elétrico de 1999 em diante.

BLAZER.jpg

 

Esquema Elétrico da Blazer 4.3  até 1998.

BLAZER2.jpg

A . COMO TESTAR OS SENSORES .

1-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA.

6601.jpg

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 4 do conector Branco . Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro , no fio ligado ao pino 23 do conector vermelho. motor quente: entre 80 °C e 90 °C com tensão de 1,0 v a 2,0 v .

 

Temperatura °C

100

90

80

70

60

50

40

30

20

Resistência W

de 150 a 350

     

de 1400 a 3600

Tensão V

de 1,0 a 2,0

     

de 4,0 a 4,8

 

2-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DO AR .

6602.jpg

TEESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 19 do conector cinza . Negativo (-) .

2-Ignição ligada, motor parado, MULITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio ligado ao pino 22 do conector vermelho . Temperatura ambiente : entre 20 °C e 30 °C com tensão de 1,0 V a 2,5 V .

 

3-COMO TESTAR SENSOR DE VELOCIDADE .

6603.jpg

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 29 do conector azul . Negativo (-).

2-Inição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 30 do conector azul ( levante o eixo da tração traseira e gire a roda ) . Led (verde) pisca.

3-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro, medir a resistência entre os terminais o sensor de 1800 W a 2500 W .

 

4-COMO TESTAR SONDA LAMBDA .

6604.jpg

AVISO - Nos veículos importados existem 4 sondas lambdas nos veículos nacionais 2 sondas lambdas.

 

TESTANDO

1-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (preto ) ligado à sonda. Negativo (-).

2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (rosa ) ligado à sonda. Positivo (+)>

3-Motor funcionando e aquecido PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 25 ou 7 do conector azul . Negativo (-).

4-Motor funcionando aquecido, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio ligado ao pino 19 ou 21 . Acelere o motor várias vezes . Tensão oscila entre 0,1 V e 0,9 V .

5-Ignição desligada, conector solo, MULTITESTE DIGITAL, modo ohmímetro . medir a resistência de aquecimento (resistência entre os fios (branco) da sonda ) . resistência. de 3 W a 8 W.

 

5-COMO TESTAR SENSOR DA POSIÇÃO DA ÁRVORE DE COMANDO DE VÁLVULAS.

6605.jpg

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 8 do conector azul . Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio Rosa/preto  . Positivo (+).

3-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 3 do conector azul . Led (verde) pisca .

 

6-COMO TESTAR SENSOR DE POSIÇÃO DA ÁRVORE DE MANIVELAS

6606.jpg

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 28 do conector azul. Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (rosa) ligado à chave de ignição. Positivo (+).

3-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA, no fio ligado ao pino 31 do conector azul. Led (verde) pisca .

 

7-COMO TESTAR SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA .

6607.jpg

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 4 do conector Branco . Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITA, modo voltímetro no fio ligado ao pino 12 do conector Branco . Aproximadamente 5 V .

3-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio ligado ao pino 24 do conector vermelho. Dados abaixo.

 

Borboleta fechada

de 0,6 v a 1,1 v

Borboleta totalmente aberta

de 4,5 v a 4,9 v

 

8- COMO TESTAR MEDIDOR DE MASSA DE AR

6608.jpg

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, ponta de prova no fio ( preto/ branco) . Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA, no fio (rosa) ligado à chave de ignição . Posição (+).

3-Motor em marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio ligado ao pino 28 do conector vermelho. Em marcha-lenta. Tensão de 0,4 V a 4,8 V. A 2500 rpm. Tensão de 3,6 V a 4,4 V.

 

9-COMO TESTAR SENSOR MAP.

6609.jpg

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 19 do conector Branco. Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro, no fio ligado ao pino 27 do conector Branco. Aproximadamente 5 V .

3-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro , no fio ligado ao pino 25 do conector vermelho. Instale a bomba de vácuo no sensor. Valores de acordo com a dados abaixo .

 

Vácuo mmHg

Tensão V

0

4,9

150

3,8

230

3,3

300

2,7

380

2,2

 

AVISO - Os valores aqui encontrados são a nível do mar com mudança de altitude muda os valores.

B . COMO TESTAR ATUADORES

10-COMO TESTAR VÁLVULA DO CANISTER .

6610.jpg

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (rosa ) ligado à chave de ignição . Positivo (+).

2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 12A(ano 98) do conector azul ou pino 02B (ano 99). Acelerar várias vezes o motor. Negativo (-) por alguns instantes .

3-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro. Resistência da válvula de 18 W a 26 W .

 

11-COMO TESTAR MOTOR DE PASSO .

6611.jpg

TESTANDO

1-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL, modo ohmímetro, medir a resistência entre os fios ligados aos pinos 14 e 30 do conector vermelho . De 45 W a 60 W.

2-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL, modo ohmímetro, medir a resistência entre os fios aos pinos 13 e 29 do conector vermelho. de 45 W a 60 W.

3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA em cada um dos fios do motor de passo. os leds deverão piscar alternadamente durante a partida ou logo após que o motor iniciar seu funcionamento

 

12-COMO TESTAR VÁLVULAS INJETORAS

6612.jpg

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado à chave de ignição. Positivo (+).

2-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA, em cada um dos fios ligados aos pinos 3, 15, 16, 31 e 32 do conector vermelho e ao pino 5 do conector azul. Led (verde) pisca.

3-Ignição desligada, conectores soltos, multiteste digital, modo ohmímetro, medir a resistência entre os terminais de cada válvula. de 12,5 W a 13,0 W.

 

COMO TESTAR TEMPO DE INJEÇÃO

TESTANDO

5- MULTITESTE DIGITAL no Modo milesegundos checar o tempo de Injeção que devera ser de 3,0 a 5.0 ms em marcha lenta

13-COMO TESTAR BOMBA DE COMBUSTÍVEL .

66r.jpg

TESTE DA PARTE ELÉTRICA DA BOMBA.

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom ou preto ) da bomba . Negativo (-).

2-PONTA DE PROVA no fio ligado à bomba que vem do relé. Dar partida no motor. Positivo (+) durante a partida

 

TESTAR A PRESSÃO DA BOMBA.

TESTANDO

1-Despressurizar o sistema : retire o fusível ou o relé da bomba e dê partida no motor. Após despressurizar, reinstale o fusível ou o relé. Instalar manômetro na válvula de teste do distribuidor de combustivel. Dar partida no motor. Pressão de 3,0 a 4,0 bar durante partida ou em marcha-lenta .

 

C . COMO TESTAR AUXILIARES

14-COMO TESTAR MÓDULO DE IGNIÇÃO E BOBINA .

6613.jpg

TESTANDO

1-Centelhador colocado na saída da bobina. Dar partida no motor. Centelhador forte mínimo 2 cm, durante a partido.
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado à chave de ignição. Positivo (+).
3-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio ligado (preto/branco) ligado à bobina. Led (verde) deve piscar .
4-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto ) ligado ao acionador da bobina . Negativo (-).
5-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA, no fio (rosa) ligado ao acionador da bobina . Positivo (+).
6-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio (branco ) ligado ao pino 9 do conector Branco. Led (verde) deve piscar .
7-Ignição desligada, conector solto , MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro, medir a resistência dos primários das bobinas. de 0,1 W a 0,4 W.
8-Ignição desligada, cabos soltos , MULTITESTE DIGITAL, modo ohmímetro, medir a resistência dos secundários das bobinas. de 6 K W a 7 K W.

 

15-COMO TESTAR RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL

6614.jpg

TESTANDO

1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 5 do relé . Positivo (+).

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto / branco ) ligado ao terminal 1 do relé > Negativo (-).

3-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do relé. Positivo (+)>

4-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do relé. Positivo (+).

16-COMO TESTAR AR CONDICIONADO.

6615.jpg

6616.jpg

TESTANDO

1-PONTA DE PROVA no fio (verde) ligado à embreagem do compressor do ar condicionador . Positivo (+).
2-PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 9 do conector vermelho . Negativo (-) com o carro em marcha lenta .
3-PONTA DE PROVA no fio (rosa) ligado à chave de ignição . Positivo (+).
4-PONTA DE PROVA no fio (laranja ) ligado à bateria . Positivo (+).
5-PONTA DE PROVA no fio ligado à chave liga /desliga do ar condicionado . Positivo (+) .
6-PONTA DE PROVA no fio (verde) que liga a chave liga/desliga à chave de baixa pressão . Positivo (+).
7-PONTA DE PORVA no fio (verde) que liga a chave de baixa pressão à chave de alta pressão . Positivo (+)
8-PONTA DE PROVA no fio (verde/ preto) ligado à chave de alta pressão . Positivo (+).

 

17-COMO TESTAR VÁLVULA EGR LINEAR .

6617.jpg

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 19 do conector Branco. Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, ponta de prova no fio ligado ao pino 18 do conector azul . Negativo (-).

3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado a chave de ignição . Positivo (+).

4-Ignição ligada, motor parado MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro, no fio ligado ao pino 27 do conector Branco. Aproximadamente 5v.

5-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro. Medir as resistências entre os terminais indicados na dados abaixo .

 

Terminais

Resistência O

A e E

de 8 a 12 W

B e D

de 4,5 K W a 6,0K W

 

D . COMO TESTAR UNIDADE DE COMANDO

18-COMO TESTAR ALIMENTAÇÃO DA ECU .

6618.jpg

TESTANDO

1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 17 e 18 do conector Branco. Negativo (-).

2-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 21 do conector Branco. Positivo (+).

3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 13 e 18 do conector preto de prova nos fios ligados aos pinos 13 e 18 do conector preto e pino 4 do conector azul . Positivo (+).

 

 

 

 

 

 

 

 

  
Membro: jocaO Post foi feito em quarta-feira, 29 de março de 2006 16:47:00
Total de POST: 46
Membro nº 1708
Registrado em: quarta-feira, 29 de março de 2006
-- E A VASAO DA BOMBA QDO TÁ
  
Membro: TeixeiraO Post foi feito em quinta-feira, 30 de março de 2006 09:43:03
Total de POST: 48
Membro nº 1380
Registrado em: quinta-feira, 30 de março de 2006
-- Companheiros bom dia ,

Blazer com defeito intermitente apresentou o defeito na residencia do cliente não funcionava, fui até o local com alguns aparelhos, notei o funcionamento da bomba normal,instalei o centelhador e não havia centelha,teste de alimentação da bobina  ok,veículo já na oficina fizemos uma sequência de testes da bobina de ignição e do acionador da bobina ,porém antes de chegar a uma conclusão voltou a dar centelha normalmente,mas mesmo assim continuamos a testar e de acordo com os manuais que tenho deste sistema (tecnomotor) está tudo ok com relação a bobina e o acionador,não sei como testar o proprio acionador,o que acham? devo substituir o acionador da bobina? seria um defeito interno intermitente deste acionador?

  
Membro: DonyO Post foi feito em sexta-feira, 31 de março de 2006 22:42:53
Total de POST: 76
Membro nº 1735
Registrado em: sexta-feira, 31 de março de 2006
-- Caro colega , verifique se não esta furada a manguira que liga a bomba a tampa, acontece bastante e realmente a pressão cai rapidamente, ....Qto a dificuldade de pegar uma vez uma EXPLORER da FORD, me deu trabalho parecido socorri ela varias vezes , o cliente me chamava ia até lá e pegava , rodava dias e novamente mesmo sintoma , fazendo medições estava tudo ok!... Resolvi trocar o sensor de rotação e deu resultado....Se ajudar fica ai minha dica..abraço...DONY
  
Membro: miltonmec-bh rápido e rasteiroO Post foi feito em sexta-feira, 4 de agosto de 2006 09:27:40
Total de POST: 140
Membro nº 2778
Registrado em: sexta-feira, 4 de agosto de 2006
--     
Membro: betoartcambio O Post foi feito em terça-feira, 6 de junho de 2006 08:31:07
Total de POST: 36
Membro nº 1620
Registrado em: terça-feira, 6 de junho de 2006
  ai boss assim que se fala ... ao topo  somente
   
Membro: miltonmec-bh rápido e rasteiro O Post foi feito em terça-feira, 6 de junho de 2006 09:10:16
Total de POST: 12
Membro nº 2778
Registrado em: terça-feira, 6 de junho de 2006
    valeu beto, mas espero realmente fazer as cobranças q sejam necessárias se alguém discordar espero q coloquem a sua sugestão afinal outras pessoas podem acha fácil encontrar a´s dúvidas e suas soluções, eu é q não acho. talvez pudesse ser mais fácil

por exemplo:

dicas sob carros superaquecendo primeiro por fábricas e seus modelos por ordem alfabética e daí por diante e estas dicas poderiam ser separadas por sistemas por exemplo sitemas de arrefecimento, sistemas de injeção, sistemas de alimentação, sistemas de freio, sistemas de carga, sistemas de partida, sistemas de suspensão, e daí por diante ou sej ase já tivesse por exemplo estas alternativas e mais algumas bastava o navegador do fórum clicar e lá estariam as dicas e suas soluções separadas por fábricas e por modelos sendo q os modelos poderia estar todos juntos em cada busca pela mesma fábrica, além do sistema ser inteligente e buscar mesmo se fosse digitado algumas letras erradas mais ou menos como é no google vc pode até errar mas o sistema lhe dá uma resposta próxima do q vc escreveu aí vc viu q escreveu errado e procura certo novamente ou até já achou a busca q queria..

espero q os colegas estejam de acordo, afinal de contas só se deve mudar alguma coisa se for de consenso de muitos, pois uma opinião pode estar equivocada, isto demanda dinheiro e só se deve fazer algo se realmente for de interesse destes participantes, o q peço é q apenas analizem se do jeito q está está bom eu acho q uma melhora ajudaria bastante

imagine por exemplo se a opção da solução já estivesse á disposição de quem fez o tópico logo ele difícilmente deixaria de dar o retorno com a solução ainda mais se o sistema lhe enviasse um link via e-mail para q este o fizesse digo uns 15 dias após ele ter feito o tópico acho um tempo bom para q se tenha achado o defeito.

mas obrigado pela sua participação e vamos seguir em frente.

ok?

bom dia a todos..

   
Membro: miltonmec-bh rápido e rasteiro O Post foi feito em terça-feira, 4 de julho de 2006 10:25:25
Total de POST: 12
Membro nº 2778
Registrado em: terça-feira, 4 de julho de 2006
    NESTE TÓPICO DEU PRA VER CLARAMENTE QUEM SÃO AS VIÚVAS DO CLUBINHO Q NUNCA EXISTIU, MAS DÁ PRA VER Q MUITAS GOSTARIAM DE DESPOSAR ESTE FDP, POR ISSO DÁ PRA SABER DE Q LAIA ESTAS PESSOAS SÃO E Q IMPORTÃNCIA ELAS DEVEM TER.

DE MIM PODE ESPERAR Q MAIS CEDO OU MAIS TARDE ESTES FDPS VÃO SE SENTIR INCOMODADOS NOVAMENTE

  
Membro: rogerioditaO Post foi feito em domingo, 8 de julho de 2007 10:07:25
Total de POST: 1
Membro nº 5966
Registrado em: domingo, 8 de julho de 2007
--     Caro Mecanix, poderia me mandar por e-mail.Obrigado

rogeriodita@pop.com.br ou rogeriodita@ig.com.br

  
Membro: sandropilotoO Post foi feito em domingo, 8 de julho de 2007 11:24:53
Total de POST: 12
Membro nº 613
Registrado em: domingo, 8 de julho de 2007
--     4 bar de presao  abaixo disso vai apresentar dificuldade na partida com o motor frio
  
Membro: Dimitrius PaparrabusO Post foi feito em domingo, 8 de julho de 2007 14:08:08
Total de POST: 2
Membro nº 5977
Registrado em: domingo, 8 de julho de 2007
-- Por Favor... queremos informações novas... comprei uma cartela de novalgina e na bula veio a pressão da Blazer v6...

manda alguma coisa q se aproveite por favor... e responda com boa educação pq papai do céu castiga viu?!

Deus Abençoe...      Thanks =)

  
Membro: fernandinho SP-SPO Post foi feito em domingo, 8 de julho de 2007 20:09:50
Total de POST: 69
Membro nº 5298
Registrado em: domingo, 8 de julho de 2007
--     Ó o coveiro sinistro atacando denovo....
  
Membro: edyO Post foi feito em segunda-feira, 9 de julho de 2007 08:49:18
Total de POST: 0
Membro nº 5573
Registrado em: segunda-feira, 9 de julho de 2007
--   olâ  amigo   a pressâo  ê  4 bar   edy   vitoria.es     boa  sorte
  
Membro: edyO Post foi feito em segunda-feira, 9 de julho de 2007 08:52:40
Total de POST: 0
Membro nº 5573
Registrado em: segunda-feira, 9 de julho de 2007
--   olâ  amigo   a pressâo  ê  4 bar   edy   vitoria.es     boa  sorte
  
Membro: migvanleoO Post foi feito em quarta-feira, 8 de agosto de 2007 17:33:06
Total de POST: 0
Membro nº 6217
Registrado em: quarta-feira, 8 de agosto de 2007
-- Caro Mecanix, poderia me mandar por e-mail.Obrigado

 

miguelafsantos@hotmail.com

  
Membro: TeixeiraO Post foi feito em sexta-feira, 24 de março de 2006 17:54:16
Total de POST: 48
Membro nº 1380
Registrado em: sexta-feira, 24 de março de 2006
Companheiros, qual a pressão da bomba de combustível da Blazer v6 , estou em duvida.
  
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